segunda-feira, 29 de julho de 2013

Benefícios do café da manhã



Quem não come pela manhã tem mais fome durante o dia, o gera obesidade e algumas doenças

Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado no jornal Circulation, da Associação Americana do Coração, apresentou evidências sobre os benefícios do café da manhã para a saúde.

Pular café da manhã engorda
Acredita-se que a relação tenha a ver com o fato de que pessoas que não comem pela manhã acabam por ter mais fome durante o dia, ingerindo mais comida à noite, o que levaria a alterações metabólicas, entre elas a obesidade e desenvolvimento de diabetes, predispondo às doenças do coração.

Ainda segundo o estudo, mesmo pessoas que mantêm bons hábitos de vida, como dieta equilibrada e prática de atividade física regular, a associação entre pular o café da manhã e a maior ocorrência dos males cardíacos persistiu. “O estudo é interessante, pois nos mostra como é importante começar o dia com uma refeição equilibrada e completa. Sabemos que pular o desjejum está associado a fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como obesidade, hipertensão, colesterol elevado e diabetes. Nós, médicos, devemos aconselhar nossos pacientes a se alimentarem regularmente e, especificamente, comerem pela manhã. O ideal é educar as crianças desde cedo para que o hábito seja absorvido precocemente”, afirma o cardiologista Leopoldo Piegas, do Hospital do Coração.

O médico explica que, ao dormimos o organismo gasta energia para manter funções básicas, como controle cardíaco, respiração e equilíbrio de temperatura. Esse complexo mecanismo consome calorias, por isso é importante se reabastecer na primeira refeição, que deve representar 25% das calorias consumidas ao longo do dia. O ideal é que o café da manhã inclua laticínios (leite e derivados), cereais ricos em fibras, pães integrais, frutas ou sucos naturais.

Café da manhã simples

A tradicional combinação de café com leite e pão com manteiga ou margarina, se consumidos moderadamente é uma ótima opção, segundo o médico. “Só troque o açúcar pelo adoçante e substitua o pão comum pelo integral, que contém mais fibras e dá maior saciedade”, recomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário