segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas para fugir da mesmice da dieta



Alimentos saudáveis podem ser muito gostosos

Seguir uma dieta de restrição alimentar por muito tempo não é nada fácil: você enjoa de tudo o que pode comer, sente desejos quase incontroláveis das coisas que gosta e começa a se sabotar. Para não se sentir desmotivada e conseguir seguir o plano até o fim, é importante fugir da mesmice e perceber que para ficar magra (e linda) não é preciso comer apenas frango grelhado e salada.

Use legumes e temperos diferentes 
“Para seguir uma alimentação saudável, a dica é sempre alternar os alimentos e evitar consumir todos os dias a mesma coisa. Tente variar nas cores e no modo de preparo, assim você aumenta o seu leque de opções e não foge da dieta”, afirma a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.

Legumes assados ou grelhados ficam mais saborosos. Experimento deixar abóbora, chuchu e couve-flor no forno por alguns minutos ou grelhar abobrinha, berinjela e cebola em um grill elétrico. Finalize com um fiozinho de azeite.

Aposte em temperos diferentes: cúrcuma, páprica, cardamomo, curry, salsinha, cebolinha, tomilho, orégano, manjericão, hortelã. Eles são um toque especial às preparações Uma sopa de abóbora com tomilho fica uma delícia e tem pouquíssimas calorias.

Invista nos superalimentos 
“Muitos alimentos nutritivos são fáceis de fazer e podem ser utilizados em diversas preparações. Com eles, você evita a monotonia e não passa muito tempo na cozinha”, indica a nutricionista.

Neste grupo, estão incluídos os grãos, como a quinoa e o amaranto. Além de serem pouco calóricos, eles são ricos em vitaminas e fibras. Uma salada de quinoa com camarão é uma boa pedida para um almoço especial no fim de semana.

Batata baroa, batata doce e mandioquinha são boas fontes de carboidratos e têm índice glicêmico menor do que o arroz e as massas, por isso, são boas opções para quem está de dieta. Paola dá uma boa receita de batata doce com pimenta chili. Muito sabor em poucas calorias.

Sucos e shakes são excelentes opções para os lanches intermediários ou para acompanhar o café da manhã. Eles matam a fome e combinam frutas saborosas, grãos integrais e alimentos termogênicos. Teste o shake de morango com semente de chia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário