terça-feira, 10 de setembro de 2013

Torta de castanha-do-pará com sorvete de uísque, curry e chocolate


Ingredientes

Massa:
. 6 ovos
. 450g de açúcar
. 250g de castanha-do-pará
. 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
. 10g de curry de boa qualidade
. Óleo de pimenta cumari
. Brotos de rúcula

Sorvete:
. 500ml de creme de leite
. 500ml de leite
. 12 gemas peneiradas
. 200g de açúcar
. 200ml de uísque de boa qualidade

Calda:
. 250g de chocolate valhona manjari 64%
. 250ml de água
. 75g de açúcar
. 75g de manteiga pomada

Modo de preparo

Massa:
Bata o açúcar e as gemas até ficarem esbranquiçadas. Rale a castanha e reserve. Bata as claras em uma batedeira e separe. Acrescente a castanha descascada com o creme esbranquiçado e, em seguida, adicione as claras em neve. Por último, misture a farinha de rosca. Disponha em uma forma de silicone e asse em forno a 170°C por aproximadamente 13 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Com uma peneira, polvilhe o curry por cima.

Sorvete:
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Ferva o leite e o creme de leite em fogo médio e após retirar do fogão, acrescente as gemas batidas, mexendo sempre. Volte a mistura ao fogo e deixe cozinhar sem ferver, até ficar levemente cremoso. Retire do fogo, passe por uma peneira e adicione o uísque. Resfrie e leve para uma máquina de sorvete.

Calda:
Pique o chocolate e reserve. Aqueça a água e dissolva o açúcar. Aos poucos, acrescente o chocolate e vá mexendo até que esteja completamente incorporado. Sem ferver, deixe a mistura reduzindo em fogo brando atér que reste a metade. Retire do fogo e quando estiver em temperatura ambiente, adicione a manteiga e misture bem.

Montagem:
Cubra o fundo do prato com a calda de chocolate, coloque o bolo por cima da calda e uma quenelle do sorvete em cima do bolo. Finalize com curry polvilhado, sal maldon, brotos de rúcula e uma gota de óleo de pimenta.

   
             45 min                                 Porções: 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário